Capoeira! Cultura que acontece no bairro Cidade Nova | Informativo Cidade Nova Informa - CNI e Biblioteca Comunitária - CNI - Oficinas CNI

Capoeira! Cultura que acontece no bairro Cidade Nova


Alunos, com o grupo magia, do Colégio Estadual Ipê Roxo com apoio da diretora Maria Inês fazem  capoeira. 

“A capoeira é uma expressão cultural que mistura, luta, dança, cultura popular, música e brincadeira. Desenvolvida por escravos africanos trazidos ao Brasil e seus descendentes, é caracterizada por movimentos ágeis e complexos, utilizando os pés, as mãos e elementos ginástico-acrobático, todos incorporados a uma malandragem tipicamente brasileira. Uma característica que a distingue de outras lutas é o fato de ser acompanhada por música.

A palavra capoeira tem alguns significados, um dos quais se refere às áreas de mata rasteira do interior do Brasil. Foi sugerido que a capoeira obteve o nome a partir dos locais que cercavam as grandes propriedades rurais de base escravocrata.” 

O colégio com essa atividade extra busca agregar para os alunos cultura. Sendo a capoeira um ícone brasileiro. Os alunos gostam e praticam com muito gosto, sendo que este projeto já faz mais de quatros anos que ocorre no colégio sob a supervisão da direção. Iniciado com a professora Carolina logo o projeto tomou corpo e faz que os alunos pratiquem com próprio gosto. Atualmente o projeto é coordenado pelo Elias de Souza Garcia Álvaro. 

Reportagem de Marcelo Botura Souza
Fotografias de Pedrinho Aparecido de Souza


Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket




Fotografia de Pedrinho Ap Souza
Reportagem de Marcelo Botura Souza