Faleceu o Bispo Emérito da Diocese de Palmas-Francisco Beltrão Dom Agostinho José Sartori | Informativo Cidade Nova Informa - CNI e Biblioteca Comunitária - CNI - Oficinas CNI

Faleceu o Bispo Emérito da Diocese de Palmas-Francisco Beltrão Dom Agostinho José Sartori

Foi com grande pesar que a Diocese de Palmas-Francisco Beltrão comunicou no dia 06 de junho de 2012 o falecimento de seu Bispo Emérito Dom Agostinho José Sartori.



Dom Agostinho encontrava-se internado no Hospital São Lucas, em Pato Branco desde o dia 26 de maio com importante baixa do nível de consciência, devido a sequelas provenientes da doença de Alzheimer e Parkinson. Passou a respirar com ajuda de aparelho e apresentar um quadro de infecção pulmonar. 

Com nome de batismo de José Benito Sartori, o frade capuchinho Dom Agostinho José Sartori, tomou posse na Diocese em 14 de junho de 1970, tendo permanecido, mesmo após aposentar-se em agosto de 2005 residindo em Palmas/PR, cidade pela qual tinha um grande carinho.

Dom Agostinho foi o segundo bispo da Diocese, sucedendo Dom Carlos Eduardo de Sabóia Bandeira de Mello e antecedendo o atual bispo Dom José Antonio Peruzzo. Em seu Episcopado Dom Agostinho, teve muitas edificações que objetivaram a realização de atividades de cunho evangelizador, destaca-se uma: a Casa de Formação Divino Mestre, em Francisco Beltrão. 

Desde sua posse, dia 14 de junho de 1970, em todas as reuniões, Dom Agostinho José Sartori falava da necessidade de um local central, que abrigasse o clero e leigos nos seus encontros e retiros. No dia 10 de outubro de 2004, com a presença do Núncio Apostólico Dom Lorenzo Baldisseri, torna-se para sempre, abençoada esta obra que foi um desejo de Dom Agostinho José Sartori e de toda a Diocese de Palmas-Francisco Beltrão. Dom Agostinho completou 83 anos no dia 29 de maio. 

O corpo do bispo emérito será velado na Paróquia São Pedro Apóstolo, em Pato Branco, Concatedral Nossa Senhora da Glória, em Francisco Beltrão e Catedral do Senhor Bom Jesus, em Palmas seu sepultamento será na sexta-feira, às 9h, após celebração na Catedral do Senhor Bom Jesus.