Reunião do Conselho da Saúde Local do Cidade Nova | Informativo Cidade Nova Informa - CNI e Biblioteca Comunitária - CNI - Oficinas CNI

Reunião do Conselho da Saúde Local do Cidade Nova

O CNI registra a reunião do – Conselho de Saúde Local – do bairro Cidade Nova, 28 de maio de 2012, no Colégio Estadual Ipê Roxo. A reunião teve o foco de aproximar a comunidade na questão saúde. Alair presidente do conselho faz abertura falando sobre as conquistas que o bairro já conseguiu como a ‘farmácia popular’ que logo em breve será instalada na farmácia DACS no bairro. Doutor Luiz discursa sobre o SUS e a saúde da família e a importância da aproximação da população nestes encontros. A enfermeira Débora, supervisora, ressalta que a saúde da família do bairro Cidade Nova conta com médicos, enfermeira e ACSs, além de, contar com uma equipe de apoio que é composta por psicólogos, nutricionistas, professores educação física entre outros.

A enfermeira Soraia fala sobre o valor da reunião de saúde motivando a idéia de sempre haver este tipo de encontro, no qual o conselho sempre estará mais próximo da população. Gilberto representando a diretora de tenção básica, Elizete, fala sobre o crescimento do bairro e os projetos que estão em andamento e da construção do novo posto de saúde ou ampliação do atual do bairro Cidade Nova.Alair diz que é “importante fiscalizar o trabalho dos funcionários de saúde, mas a população sempre quando questionar algo deve procurar o conselho local. Ao invés de fazer acusações, muitas das vezes injustas, pois, nós do conselho, sabemos as dificuldades dos médicos e funcionários. Além de existir algumas micro-áreas sem cobertura por falta de agentes.” Na reunião foi aberto oportunidade para a população. A professora Vânia fala sobre a classe política que só aparece em dois à dois anos no nosso bairro para pedir votos e depois viram a costas para o povo e isso já estamos cansados”.

Após o termino da reunião CNI pela pessoa do Pedrinho Ap. de Souza entrevista Gilberto. O que acha desta reunião de saúde: “Olha, é muito bom mostrar o interesse da população em ouvir as proposta do conselho”. CNI – Sobre os ACSs Gilberto, sabe que é muito difícil trabalhar com falta de agentes? Gilberto: “Já foi feito pedido junto a secretaria de saúde, o secretário Kremer já esta ciente desta situação e nos prometeu que as reposição deste ACSs será reposto na sua normalidade.” CNI – Gilberto com tais reuniões que estão acontecendo diariamente no bairro você ira comparecer nas outras reuniões quando houver? – Gilbeto: Sim, é importante esta mobilização do conselho juntamente com a população, estarei sempre disposto a participar.