Levantamento Histórico, da construçao do Colégio Ipê Roxo do bairro Cidade Nova do município de Foz do Iguaçu do Estado do Paraná Brasil | Informativo Cidade Nova Informa - CNI e Biblioteca Comunitária - CNI - Oficinas CNI

Levantamento Histórico, da construçao do Colégio Ipê Roxo do bairro Cidade Nova do município de Foz do Iguaçu do Estado do Paraná Brasil

Olá, seja bem vindo ao espaço dedicado ao BAIRRO CIDADE NOVA. Cidade Nova é um bairro do município de Foz do Iguaçu, localizado na zona norte. [...] Atualmente a sua infra-instrutora encontra-se em faze de construção,  mesmo deparando com Colégio Estadual e Municipal, Creche, Academia Céu Aberto já construído. [...] Cidade Nova quando foi crida era considerado bairro modelo. O objetivo do bairro era ser construindo  para melhorar toda uma parte populacional de Foz do Iguaçu. [...]



Cidade Nova já foi assim:


Cidade Nova I (Inicio da construção do bairro).



Sobre a construção Colégio Estadual Ipê Roxo encontramos no site http://www.pr.gov.br/ um documento esclarecendo porque o Colégio Ipê Roxo foi construído no Bairro Cidade Nova de Foz do Iguaçu.

O estabelecimento atende a clientela escolar do bairro Cidade Nova e adjacências do Município de Foz do Iguaçu. Visa atender a filhos de famílias de baixíssima renda, que ali se instalaram graças a um projeto de desfavelamento que se concretizou com a construção da Vila Rural Cataratas.


O objetivo dessa vila foi reconduzir ao campo famílias de trabalhadores rurais volantes "bóia-frias" que viviam nas favelas da Marinha, Monjolo OAB e Monsenhor Guilherme, em condições de extrema miséria, na sua grande maioria, sobrevivendo da catação de papel e/ou latinhas ou trabalhando de vendedores ambulantes, domésticas e "laranjas". O programa foi transferido para o bairro Boa Vista, por ser este um local que apresenta melhores condições técnicas de execução.


Entretanto, a estrutura residencial permanece e passou a ser denominada de Cidade Nova. Em virtude da explosão demográfica na região, tornou-se necessária a construção de uma escola que venha resolver o problema de vagas, uma vez que os estabelecimentos de ensino mais próximo não mais absorvem a demanda e além disso os alunos dependem de transporte coletivo o que inviabiliza o seu deslocamento, devido às condições financeiras incompatíveis com essa realidade.


Assim, o Colégio Estadual Ipê Roxo - Ensino Fundamental e Médio iniciou suas atividades com as quatro séries finais do Ensino Fundamental e as três séries do Ensino Médio, assim resolvendo o problema escolar do bairro Cidade Nova. O nome do estabelecimento é em homenagem a árvore símbolo de Foz do Iguaçu.


Referência: