Encontro com Gog no CIDADE NOVA E UNILA | Informativo Cidade Nova Informa - CNI e Biblioteca Comunitária - CNI - Oficinas CNI

Encontro com Gog no CIDADE NOVA E UNILA


UNILA traz rapper Gog a Foz do Iguaçu para conversa com acadêmicos e comunidade

O reinício das aulas na instituição contará com apoio de peso. Com o objetivo de trocar experiências com acadêmicos e comunidade, a Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) trará o rapper e escritor Gog a Foz do Iguaçu para participar de agenda na instituição e em bairro da cidade. A agenda de Gog se inicia no domingo, dia 23, quando participa de um encontro na Biblioteca Comunitária do Cidade Nova, que fica na rua Elói Armando Nedel, a partir de 14 horas. No dia seguinte, dia 24, o encontro será realizado no UNILA Centro e terá início às 15 horas. Nos dois encontros, o rapper realizará o lançamento do seu primeiro livro, A rima denuncia.

Ícone do rap nacional e pioneiro do ritmo no Distrito Federal, Gog se tornou um dos principais porta-vozes da periferia de Brasília, participando de diversos movimentos sociais, seja a partir de suas composições, por vezes bastante ácidas e críticas, seja a partir de seus livros e palestras. "Há muito que pode ser percebido a partir das experiências de Gog: sua militância em causas sociais, a luta em torno da expressão do conjunto de ideias da periferia por meio da arte e escrita, sua trajetória de vida", definiu a pró-reitora de Extensão, Ângela Maria de Souza. O rapper já possui nove álbuns lançados, além de um DVD.

De acordo com Ângela, a ideia para o convite de Gog vir à UNILA partiu do reitor, Hélgio Trindade. "Ele conheceu o rapper em um evento, onde conversaram sobre as práticas do movimento hip hop que acabam por acontecer também nos espaços acadêmicos. Acreditou, assim, que o diálogo com os acadêmicos da UNILA poderá ser bem proveitoso", pontuou.

Agenda

O encontro de domingo (23), marcado para acontecer na Biblioteca Comunitária do bairro Cidade Nova, tem como objetivo levar a experiência de Gog para a comunidade de Foz do Iguaçu e permitir o diálogo entre todos. Desde o início do dia, grafiteiros irão trabalhar em uma das paredes do local. Ao mesmo tempo, a Biblioteca estará recebendo doação de livros e de brinquedos, e estará aberta ao público, principalmente infantil, com atividades de leitura e oficina de contação de histórias. Além do lançamento do livro, a agenda no domingo contará ainda com debate e apresentações musicais de rappers da cidade.

Na segunda-feira (24), o encontro acontecerá na UNILA Centro e contará com aula aberta, com exposição de vídeos musicais e depoimentos sobre o trabalho e sobre a experiência de Gog. Além disso, alunos da instituição que são rappers farão apresentações.

Fonte: UNILA