Você já se perguntou o que grêmio estudantil? | Informativo Cidade Nova Informa - CNI e Biblioteca Comunitária - CNI - Oficinas CNI

Você já se perguntou o que grêmio estudantil?

  
Você consegue ouvir sempre a mesma coisa? Ou consegue ouvir a mesma pessoa? Você já quis falar e ser ouvido? Ou ainda ver outros, quem sabe pessoas da sua galera, do seu time, do seu grupo, da sua trupe?
E para isso que precisamos de vocês! 

Queremos que vocês falem e sejam ouvidos, queremos que vocês possam ter voz e vez na educação publica do Paraná e para isso queremos que vocês organizem-se em GREMIOS ESTUDANTIL.



PORQUE CRIAR UM GRÊMIO:

Grêmio é entidade representativa dos alunos na escola. Ele é a formado apenas por alunos de forma independente, desenvolvendo atividades culturais e esportivas, produzindo jornal, organizando debates sobre assuntos de interesses dos alunos. É muito importante criar um grêmio na sua escola, pois ele será um órgão reconhecido de apoio à direção.

É uma entidade política, essencialmente, democratizante, com foco na aprendizagem, cidadania, compartilhamento e na luta por direitos estudantis.

  1 Constitui um espaço de discussões, pautado na livre interação entre os participantes e a comunidade.
 2 O Grêmio Estudantil reúne um processo pedagógico que possibilita aos estudantes uma experiência política completa, de modo a exercer a cidadania através da proposição, discussão, discordância, debate e negociação de seus projetos de forma democrática e livre.

A fundamentação desta ação colegiada está em propiciar aos jovens o reconhecimento e o exercício da prática política-democrática como princípio para a conquista e efetivação de direitos, fortalecendo a participação ativa nas soluções de conflitos.


Clique para pesquisar mais:

Referência: 
Manual do Grêmio Estudantil.Secretária de Estado da Educação: Superintendência da Educação.