Evento outubro rosa é realizado no bairro Cidade Nova | Informativo Cidade Nova Informa - CNI e Biblioteca Comunitária - CNI - Oficinas CNI

Evento outubro rosa é realizado no bairro Cidade Nova


O CNI informa que no dia 25 de outubro de 2012 foi realizada a campanha Outubro Rosa (Mulher Consciente na Luta Contra o Câncer de Mama e o Preventivo do Colo de Útero) na unidade de saúde do bairro Cidade Nova tendo por objetivo em chamar atenção para a importância dos exames e diagnosticar a doença precocemente. Fazendo-se isso, as chances de cura são maiores pois a prevenção salva vida.

Exame do Colo do Útero é o exame é simples, e tem reduzido as mortes por câncer de colo de útero em 70% desde sua criação pelo Dr. George Papanicolaou em 1940. O sucesso do teste é porque ele pode detectar o vírus HPV e outras doenças que ocorrem no colo do útero antes do desenvolvimento do câncer. O exame não é somente uma maneira de diagnosticar a doença, mas serve principalmente para determinar o risco de uma mulher vir a desenvolver o câncer.
O câncer de mama é uma doença que já provocou cerca de 7 milhões de morte no mundo, sendo cerca de 10 mil por ano apenas no Brasil, além disso, 25 milhões de mulheres no mundo inteiro receberão o diagnóstico de câncer de mama nos próximos 25 anos. Em virtude disso, o mês de outubro deste ano, foi designado mundialmente para lutar contra essa terrível doença.
A unidade saúde do bairro reuniu cerca de 120 mulheres, sendo feitas 116 preventivos e e encaminhados as mamografias.



Graças ao empenho dos funcionários que trabalham bairro conseguiram alcançar seu objetivo.


O encontro começou com a palestra do funcionário no qual faz o tratamento do câncer de colo. Uma palestra emocionante, pois só quem passa por este sofrimento sabe a importância de diagnosticar precocemente da doença. O encontro contou a participação da Provopar com o seu ônibus escolas, além do Nasf com sua palestra sobre a importância da alimentação. Os agentes comunitários com a sua dedicação na ornamentação e apoio do evento.


Enfim foi uma animação onde todos saíram recompensados e principalmente as mulheres que fizeram o preventivo.

reportagem e fotografia de  Pedrinho Ap. de Souza