O que é Bioética? | Informativo Cidade Nova Informa - CNI e Biblioteca Comunitária - CNI - Oficinas CNI

O que é Bioética?


Definir o que é a Bioética não é uma tarefa fácil, porém seguem algumas tentativas de definição que nos ajudam a refletir sobre a Bioética e entende-lá de uma forma melhor, a primeira definição que gostaria de citar é a de Lucas Lucas:
Definizione. Bioetica è un termine coniato da Potter nel 1970. È formato da due parole do origene greca bíos, que significa vita e éthos, que significa costumes. Etimolgicamente: etica della vita. Si può definire come: la scienza che regola la conduta umana, nel campo della vita e della salute, Allá luce di valori e princìpi morali razionali”(LUCAS, 2002, p. 5).
Já para Elio Sgreccia é a distinção entre dois valores éticos e biológicos; segundo Potter, a Bioética deve ser como uma ponte que une a ética e a biologia, os valores éticos e os fatos biológicos para a sobrevivência do ecossistema todo. A Bioética tem a tarefa de ensinar como usar o conhecimento em âmbito científico-biológico. (SGRECCIA, 2002, p. 23-25).
Mas além disso, podemos ver a Bioética como a disciplina que mais bem reflete os problemas do mundo atual. Por ter um carater interdiciplinar a bioética está aberta para diálogar com outras disciplinas e isso faz dela uma disciplina sempre nova e empolgante, não fechada a sua verdade mas aberta ao diálogo. (Wagner Hoffmann)
Atualmente é apresentada como um saber autonomo nos ramos das ciencias biomédicas e da vida humana. Constitui uma das temáticas mais discutidas da sociedade hodierna.
____ **Wagner Hoffmann graduado em Filosofia pelo Instituto Sapientia de Filosofia – ISF. Membro do  Centro de Estudos Ético Filosóficos em Saúde – CEEFS. Membro do Núcleo de Bioética do Sudoeste do Paraná – NuBioS.