Pré-Conferência de Cidadania e Direito à Cultura, sábado (13) no bairro Cidade Nova (Biblioteca Comunitária CNI) | Informativo Cidade Nova Informa - CNI e Biblioteca Comunitária - CNI - Oficinas CNI

Pré-Conferência de Cidadania e Direito à Cultura, sábado (13) no bairro Cidade Nova (Biblioteca Comunitária CNI)




Cidadania e direito à cultura
Sábado, no bairro Cidade Nova, pré-conferência de cultura.


Quais são as iniciativas capazes de garantir o pleno exercício dos direitos culturais e a consolidação da cidadania, com atenção para a diversidade étnica e racial? Este será o foco da Pré-Conferência de Cultura, que acontece neste sábado (13), no bairro Cidade Nova. O encontro, realizado na Biblioteca Comunitária CNI, terá como tema “Cidadania e Direitos Culturais”. 

O fórum é um espaço preparatório à II Conferência Municipal de Cultura, que acontece nos dias 25, 26 e 27 de julho, no campus do Instituto Federal do Paraná (IFPR), sendo realizado pelo Conselho Municipal de Políticas Culturais (CMPC) e a Fundação Cultural de Foz do Iguaçu. No bairro, a mobilização conta com o apoio do Coletivo CNI e da Associação de Moradores do Bairro Cidade Nova II. 

Aberto a participação de todas as pessoas, são esperados no encontro artistas, produtores, estudantes, professores, ativistas sociais, profissionais liberais, agentes públicos e os demais segmentos na comunidade. Esta é a primeira vez que um bairro iguaçuense recebe uma atividade ligada às instâncias deliberativas da área cultural.


“A comunidade da Cidade Nova é muito atuante na produção artística e cultural, lutam e afirmam o direito à cultura cotidianamente. Com a realização da pré-conferência, queremos fortalecer esse ativismo comunitário e ao mesmo tempo constituir serviços e políticas públicas capazes de tornar a cultura como um direito social fundamental para as pessoas de todos os estratos sociais”, reflete Arinha Rocha, presidente do Conselho Municipal de Cultura.

A Pré-Conferência da Cultura irá abranger temas relacionados à cultura para todo o município e as deliberações ajudarão na composição do Plano Municipal de Cultura, a ser aprovado durante a Conferência de Cultura.

“Receber a pré-conferência de cultura é muito importante para nós, moradores do bairro Cidade Nova. É um sinal que a nosso trabalho está sendo reconhecido em toda a cidade e também estamos demonstrando que com organização e união a comunidade pode ter muitos avanços na área da cultura”, diz José Batista de Souza,  coordenador do Centro Comunitário CNI.

Durante a pré-conferência, os debates seguirão pelo menos quatro pontos principais, como a democratização e a ampliação do acesso à cultura e a descentralização os espaços, equipamentos e serviços; diversidade cultural, acessibilidade e tecnologias sociais; valorização e fomento as iniciativas culturais locais e articulação em rede; e, formação para a diversidade, proteção e salvaguarda do direito à memória e identidades.

CONFERÊNCIA – Com o “Uma Política de Estado para a Cultura: Desafios do Sistema Nacional de Cultura e Plano Municipal de Cultura”, A II Conferência Municipal de Cultura é uma etapa da III Conferência Nacional de Cultural. A plenária terá a participação de diversos segmentos sociais iguaçuenses, sendo o espaço para avaliar as políticas e ações nacionais, estaduais e municipais desenvolvidas desde a conferência anterior, ocorrida há dois anos.

A Conferência de Cultural ainda define e orienta os rumos e ações públicas a serem adotadas neste segmento, envolvendo a sociedade civil e os órgãos governamentais. Durante o encontro, será aprovado o Plano Municipal de Cultura, diretriz para a área cultura nos próximos dez anos.

Além do bairro Cidade Nova, serão realizadas pré-conferências no campus da Unioeste/Foz e na sede da Fundação Cultural. No mês passado, a Unila recebeu a primeira etapa da série de encontros, reunindo mais de cem participantes.

Os interessados em obter mais informações sobre a Conferência da Cultura de Foz do Iguaçu podem entrar em contato a Comissão Organizadora, através do e-mail fundacaoculturalfoz@hotmail.com, ou pelo telefone (45) 5321-1521.

(Conselho Municipal de Políticas Culturais – CMPC)

Legenda fotos:

Foto 1 – Moradores do bairro Cidade Nova e conselheiros de cultura, durante reunião preparatória do encontro cultural.

Foto 2 – Cerca de 110 pessoas participaram da primeira pré-conferência de cultura, realizada na Unila.
(Fotos: CMPC)