3ª Conferência Estadual da Cultura encerra com 28 delegados eleitos para representar o Paraná na etapa nacional | Informativo Cidade Nova Informa - CNI e Biblioteca Comunitária - CNI - Oficinas CNI

3ª Conferência Estadual da Cultura encerra com 28 delegados eleitos para representar o Paraná na etapa nacional


Centenas de representantes de diversos municípios reunidos para debater e elaborar propostas para fortalecer a cultura paranaense. Esse é o principal legado da 3ª Conferência Estadual da Cultura, realizada neste final de semana, em Guarapuava. O evento foi promovido pelo Governo do Paraná, por meio da Secretaria de Estado da Cultura. Ao todo, 285 delegados das áreas civil e governamental, além de convidados e observadores de diferentes áreas, estiveram juntos, escolhendo propostas que serão apresentadas na conferência nacional, que ocorre em Brasília, no mês de novembro.

“Estamos trabalhando para melhorar a cultura do Paraná. Discutindo abertamente com todos. Esta conferência produziu um resultado extraordinário, temos delegados eleitos que levarão nossas propostas a Brasília, e temos documentos que ajudarão a montar o Plano Estadual da Cultura. Fico feliz que este grupo esteja contribuindo para isso.” Essas foram as palavras do secretário de Cultura do Paraná, Paulino Viapiana, no encerramento da Conferência.

Ele também destacou outras ações já desenvolvidas para fortalecer a cultura do Estado, como a formação do Conselho Estadual da Cultura e a aprovação da Lei que criou o programa de incentivo, o Profice, ambos frutos de ampla participação da sociedade civil. “O Conselho já está atuando de forma efetiva e o primeiro edital do Profice deve ser lançado no mês de outubro”, destacou o secretário.

Laura Chaves, de Maringá, que participou do Eixo 1 – Implantação do Sistema Nacional de Cultura – contou que o debate para levantamento das propostas ocorreu de forma prática, onde todos tiveram oportunidade para expressar ideias e opiniões. “As sugestões do grupo realmente refletem um pensamento coletivo, tanto estadual quanto nacional”, salienta. Laura explica que foram muitos temas abordados com a mesma essência. Dessa forma, houve o agrupamento destes dados, resultando em um processo satisfatório para os participantes.

“Esse equilíbrio de propostas gera um aprendizado para todos os envolvidos e prova que a gente consegue pensar a cultura enquanto direito”, diz Laura. Ela apenas lamentou o fato de não estar disponível no evento as propostas levantadas nas conferências municipais. Segundo ela, isso poderia agilizar o debate. Laura foi uma das delegadas eleitas da área governamental do eixo.

No eixo 2, que teve como tema Produção Simbólica e Diversidade Cultural, a heterogeneidade de delegados participantes levou a um grande número de propostas apresentadas. Isso atrasou um pouco o término do debate. O delegado eleito Leandro Gaffke Santos, de Campo Magro, acredita que os representantes que irão para Brasília devem apontar problemas e aconselhar soluções para as políticas públicas na área da cultura. “Precisamos que os delegados pensem no coletivo, e não individualmente. Para isso, devemos realizar reuniões entre nós para chegarmos unidos na conferência nacional”.

Cidadania e Direitos Culturais. Esse era o foco do debate do eixo 3. Érico Massoli, de Curitiba, é um dos delegados eleitos e acredita que a metodologia do grupo foi difícil por conta da pouca síntese das propostas apresentadas pelos municípios. “A conferência de cultura é um processo recente para muitos municípios. Por isso acho que esse encontro serviu para um amadurecimento da sociedade civil”. Ele sugere que as próximas conferências tenham mais tempo para aprofundamento dos assuntos levantados. “Senti falta de representantes do Ministério da Cultura, pois alguns temas são muito abrangentes. Se pesquisadores do ministério estivessem presentes eles poderiam orientar sobre o que de fato compõe cada tema”, sugere Massoli.

Para Cícero Pereira de Souza, de Campo Mourão, o debate no eixo 4, que discutiu Cultura e Desenvolvimento, foi bem conduzido. “Todos tiveram oportunidade de compartilhar opiniões e experiências”. Para ele, o problema foi que muitos participantes não tinham conhecimento de leis específicas da cultura e também do documento de conferências passadas. “Mas acredito que isso será alcançado com o tempo. Estamos construindo uma grande agenda de debates com esta conferência”, opina Souza.

Confira os delegados eleitos que irão representar o Paraná na conferência nacional, em Brasília, no mês de novembro:

EIXO 1

DELEGADOS TITULARES DA SOCIEDADE CIVIL
Miguel Fernando Perez Silva
Otávio Zucon
Reginaldo José da Silva
Leonice Solange Lenz

DELEGADOS SUPLENTES DA SOCIEDADE CIVIL
Hélio de Oliveira
Soraya Lucas do Amaral Feria
Bruno Oliveira
Renan Fernando França
Marcelo Elísio Ribeiro Santin
Ailton Lima
Alián Moroz França

DELEGADOS TITULARES DA ÁREA GOVERNAMENTAL
Michelle Bárbara Ferrari
João Paulo Dorne Calabrezi
Laura Chaves de Souza Peluso
André Luís Dutra

DELEGADOS SUPLENTES DA ÁREA GOVERNAMENTAL
Lisandro César Vieira
Luiz Cirillo Barbisan
Laércio Sobral
Jovi Vieira Barboza
Claudete Basen
Paulo César de Sousa

EIXO 2

DELEGADOS TITULARES DA SOCIEDADE CIVIL
Geslline Giovana Braga
Ary Fabio Giordani Daniel
Adegmar J. Silva
Rafael Danilo Bernardes Morais
Wanderlei Mafra
Gilson Marcio do Nascimento
William Meurer

DELEGADOS SUPLENTES DA SOCIEDADE CIVIL
Carlos Augusto de Souza
Carolina Raelco Fujita
Cláudio Marcos de Siqueira
Daniel Masetto do Amaral
Zélia Del Anhol
José Fernando de Merie
Matsuko Mori Barbosa

DELEGADOS TITULARES DA ÁREA GOVERNAMENTAL
Mariluz Marques
Leandro Gaffke Santos

DELEGADOS SUPLANTES DA ÁREA GOVERNAMENTAL
Edson Rimonatto
Luciney Molina Marques

EIXO 3

DELEGADOS TITULARES DA SOCIEDADE CIVIL
Érico Massoli Ticianel Pereira
Luciane Zatta Roling
Marcella Souza Carvalho

DELEGADOS SUPLENTES DA SOCIEDADE CIVIL
Marcelo da Silva Calixto
Tereza Mendes de Souza
Amilton Farias

DELEGADA TITULAR DA ÁREA GOVERNAMENTAL
Cleri Aparecida Oliveira

DELEGADO SUPLENTE DA ÁREA GOVERNAMENTAL
Pedro Luiz Marques

EIXO 4

DELEGADOS ELEITOS DA SOCIEDADE CIVIL
Cícero Pereira de Souza
Patrizia Bittencourt Pereira
Fernando Baldi Braga
Jeferson Luiz Kaibers
Evelyn Fernanda Magueta

DELEGADOS SUPLENTES DA SOCIEDADE CIVIL
André Ferreira Feiges
Scheila Priscila Frei Berger Calixto
Gislaine Aparecida Correia
João Ricardo de Carvalho da Silva
Bernadete Brandão

DELEGADOS ELEITOS DA ÁREA GOVERNAMENTAL
Francisco Pinheiro
Eloyr Pacheco

DELEGADOS SUPLENTES DA ÁREA GOVERNAMENTAL
Daniele Claudino
Eduardo Antonio
Noelita Vassoler
Shayana Grassi
Lismeia Passoni