O bairro Cidade Nova tem o PBA - Programa Brasil Alfabetizado | Informativo Cidade Nova Informa - CNI e Biblioteca Comunitária - CNI - Oficinas CNI

O bairro Cidade Nova tem o PBA - Programa Brasil Alfabetizado


O Programa Brasil Alfabetizado (PBA) é voltado para a alfabetização de jovens, adultos e idosos. É uma porta de acesso à cidadania e o despertar do interesse pela elevação da escolaridade. Promover a superação do analfabetismo entre jovens com 15 anos ou mais, adultos e idosos e contribuir para a universalização do ensino fundamental no Brasil. Sua concepção reconhece a educação como direito humano e a oferta pública da alfabetização como porta de entrada para a educação e a escolarização das pessoas ao longo de toda a vida. E no bairro Cidade Nova encontramos este programa PBA na Escola Municipal Jorge Amado tendo como professores José Batista de Souza Filho e Lidionete Aparecida Botura de Souza. 
CNI - É difícil trabalhar com jovem, adulto e idoso? Não, eles sabem muito! Todos têm a faculdade da vida à sabedoria adquirida, pois, a maioria trabalhava na agricultura, conhecem os dias da semana, mudança da lua e qual a melhor época para se plantar, sabe medir um terreno e não utiliza metros, a sabedoria de se lidar com os animais, tirando leite para produzir queijo, alem de, fazer pequenas cirurgia sem precisar de diploma. Somente,  a única coisa que eles não dominam é a escrita e leitura  diz José.

CNI - Como faz para se matricular?  Só trazer os documentos pessoais (RG) e vir para a Escola Jorge Amado, de segunda a sexta feira das 19.00 horas, sendo que o participante da aula ganha alimentação, livros lápis.

É muito gratificante estar em sala de aula, pois o saber se aprende com o mestres e a sabedoria se adquire com vida, assim comentam José e Lidionete.
+fotos