POESIA DAS RUAS - Poeta Sergio Vaz de São Paulo estará no Cidade Nova nesta Quinta Feira. | Informativo Cidade Nova Informa - CNI e Biblioteca Comunitária - CNI - Oficinas CNI

POESIA DAS RUAS - Poeta Sergio Vaz de São Paulo estará no Cidade Nova nesta Quinta Feira.



O Poeta Sergio Vaz estará na Biblioteca Comunitária CNI nesta quinta feira dia 05 de dezembro, onde falará sobre a experiência da Cooperifa e a poesia das ruas.

Sergio Vaz é o poeta fundador da Cooperifa (Cooperativa Cultural da Periferia) uma organização de poetas de São Paulo que realizam saraus, oficinas, palestras e mostras culturais. Na cooperifa organizam um sarau semanal, além da chuva de livros, poesia no ar, com doações de livros e poesias colocadas dentro de balões e lançados pelo céu da cidade. Criou ainda no sarau da cooperifa o Ajoelhaço, onde os homens presentes se ajoelham e pedem perdão para as mulheres no dia internacional da mulher. Em 2007 criou a Semana da Arte Moderna da Periferia, uma subversão à Semana da Arte Moderna de 1922, lançando o Manifesto da Antropofagia Periférica, uma releitura periférica do manifesto de Oswald de Andrade.

Sérgio, o vira lata da literatura – como costuma se intitular – é um dos grandes nomes da literatura periférica no Brasil e já lançou os livros: 

(Subindo a Ladeira Mora a Noite (independente) 1988 / A margem do Vento (independente) / 1991 / Pensamentos Vadios (independente) 1994 / A Poesia dos Deuses Inferiores independente) 2005 / Colecionador de Pedras (Global) 2007 / Cooperifa – Antropofagia Periférica (Global) 2008 / Literatura, Pão e Poesia (Global) 2011).

O evento faz parte do projeto Diálogos da Fronteira, do Instituto Polo Iguassu, que trará ainda nessa mesma semana Fernando Ríos do Accíon Poética Argentina. Ele estará fazendo intervenções nos dias 06, 07 e 08 de dezembro no Brasil, Paraguai e Argentina, além de uma oficina na Fundação Cultural.

As atividades contam com o apoio da Fundação Cultural de Foz do Iguaçu, Pró-reitoria de Extensão da UNILA e patrocínio da Itaipu Binacional.

Cronograma:

Oficina: Poesia nas Ruas com Sérgio Vaz
Local: Biblioteca Comunitaria CNI – Cidade Nova, Foz do Iguaçu
Data: 05 de dezembro
Hora: 19:30h

Oficina: Ação Poética com Fernando Ríos, da Argentina
Data: 06 de dezembro
Local: Fundação Cultural Foz do Iguaçu
Horário: 09h 

Movimento Artístico
Brasil - 06 de dezembro, às 14h
Argentina - 07 de dezembro, às 9h
Paraguai - 08 de dezembro, às 9h