APAFUNK REALIZOU SEU PRIMEIRO SARAU DE 2014 | Informativo Cidade Nova Informa - CNI e Biblioteca Comunitária - CNI - Oficinas CNI

APAFUNK REALIZOU SEU PRIMEIRO SARAU DE 2014



Participei nessa quinta feira, no Rio de Janeiro, do primeiro sarau do ano organizado pela associação de funkeiros da APAFUNK. O sarau rolou em frente à ocupação Manoel Congo, na Cinelândia e reuniu dezenas de poetas, galera dos movimentos sociais e artísticos. Essa edição contou com a participação de Aninha Catão, que fez uma belissima apresentação de dança Afro. Eu estive participando como repper convidado e trazendo notícias dos movimentos que participo em Foz, como o Hip-Hop com a Família Zona Norte e Cidade Nova Informa com Jornal e Biblioteca Comunitária.


A APAFUNK é uma organização de funkeiros que trabalham o Funk de Raiz e a música negra na perspectiva da resistência. O Sarau tem a perspectiva da literatura divergente, como o movimento difundido por Nelson Maca, na Bahia. O tema desse sarau era "CONTRA A CRIMINALIZAÇÃO DOS ESPAÇOS NEGROS DE CULTURA", indo de enfrentamento à repressão que esses espaços sofrem. No final do ano um bar de representatividade da cultura negra foi fechado na Bahia, o Sankofa, onde Nelson Maca e muitas outras pessoas desenvolviam atividades.

Nessa edição do sarau, muitas poesias foram produzidas durante a semana depois da repressão policial que a Favela do Metrô Mangueira sofreu. Nas poesias e nas falas esteve sempre presente as frases 'mangueira resiste' e 'não vai ter copa' e também a história do molequinho que sentou no chão e enfrentou a polícia.

Esse ano de 2014 promete muita poesia e muita luta...

(Matéria de Mano Zeu)