AS ALEGRIAS E ESPERANÇAS DOS 100 ANOS DE FOZ DO IGUAÇU-PR. | Informativo Cidade Nova Informa - CNI e Biblioteca Comunitária - CNI - Oficinas CNI

AS ALEGRIAS E ESPERANÇAS DOS 100 ANOS DE FOZ DO IGUAÇU-PR.


NO DIA 10 DE JUNHO DE 2014, A CIDADE DE FOZ DO IGUAÇU-PR, COMPLETOU 100 ANOS DE EXISTÊNCIA OFICIAL. É CLARO QUE TEMOS MUITO PARA COMEMORAR, DESTACANDO O POVO IGUAÇUENSE, QUE É TRABALHADOR E HOSPITALEIRO, FORMADO POR MAIS DE 80 ETNIAS DO MUNDO TODO, COM UMA SIMPATIA INIGUALÁVEL. QUE TEMOS UM CENÁRIO TURÍSTICO, ISSO É NOTÓRIO, MAS NÃO PODEMOS DEPENDER DISSO, DE MANEIRA ALIENADA. O COMÉRCIO TAMBÉM É FORTE NO MUNICÍPIO, PORÉM É DE FÁCIL PERCEPÇÃO QUE OS PRODUTOS E SERVIÇOS OFERTADOS EM FOZ DO IGUAÇU, COM PREÇOS ATRATIVOS PARA OS CONSUMIDORES FINAIS, ESTÃO BASEADOS PRINCIPALMENTE EM UMA MÃO DE OBRA POUCO VALORIZADA E EXTREMAMENTE EXAURIDA.

É PRECISO IMPLANTAR INDÚSTRIAS, QUE CONTRIBUAM COM O REAL CRESCIMENTO DE FOZ. É PRECISO SEMPRE UM PREÇO JUSTO PARA TODOS OS CLIENTES, MAS SEM A EXPLORAÇÃO CONTINUA DO TRABALHADOR. NA QUESTÃO DO TURISMO, TENHO A SEGUINTE OPINIÃO, TODOS DEVERIAM PAGAR UM PREÇO JUSTO E DE MESMO VALOR. MORADORES E TURISTAS. PARA MORADORES AS TARIFAS DE VÁRIOS SERVIÇOS E PRODUTOS É ALTA, PARA TURISTA A SITUAÇÃO PIORA E MUITO. TEMOS QUE TER A ROTINA DA IGUALDADE. TODOS PODEM SER TURISTAS UM DIA. EXPLORAR TURISTAS NACIONAIS E ESTRANGEIROS, É TOTALMENTE INCOERENTE, UM PROCESSO DE TOTAL EXCLUSÃO.

PONTOS TURÍSTICOS COMO AS CATARATAS DO IGUAÇU, ITAIPU BINACIONAL, E TODOS OS OUTROS, DEVERIAM TER PREÇOS QUE DE FATO ABRANGESSE TODA A POPULAÇÃO, LOCAL E VISITANTE. MAS É PRECISO MUDAR O ESTILO NACIONAL E INTERNACIONAL DE COBRANÇA, POIS SINCERAMENTE, NÃO É IGUALITÁRIO O ATUAL SISTEMA DE COBRANÇAS EXAGERADAS, EM FOZ E EM QUALQUER LUGAR DO MUNDO. SEMPRE OCORRE PASSEIOS ESCOLARES, ALGUMAS EXPOSIÇÕES GRATUITAS, NO DECORRER DE UM ANO, MAS TUDO ISSO AINDA É POUCO PARA POSSIBILITAR CULTURA CONSTANTE PARA TODOS. FOZ DO IGUAÇU TEM BELEZAS NATURAIS E FEITAS PELA HUMANIDADE, QUE ENCONTRAMOS EM POUCOS LUGARES, ISO É UM GRANDE MOTIVO DE ORGULHO PARA TODOS OS MORADORES, MAS DE COM UM RESPONSABILIDADE AINDA MAIOR. AS ALEGRIAS E CONQUISTAS SÃO MUITAS, E AS ESPERANÇAS EM NOVAS REALIZAÇÕES PERMANECEM.

NA SEGURANÇA, COM TODAS AS FORÇAS POLICIAS EM UM TRABALHO DE PREVENÇÃO E AÇÃO CADA VEZ MELHORES. NA EDUCAÇÃO, ESCOLAS BEM EQUIPADAS, COM QUADRAS POLIESPORTIVAS COBERTAS, INFELIZMENTE NÃO É O CASO DO BAIRRO CIDADE NOVA 2, NA REGIÃO NORTE DO MUNICÍPIO. PRECISMOS VALORIZAR CLASSE DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO, COM BONS SALÁRIOS E PLANOS DE CARREIRA COERENTES. AS NOVAS MORADIAS DEVEM SER DE QUALIDADE DURADOURA E NÃO DESMANCHAR-SE EM AREIA.

O TRANSPORTE COLETIVO PRECISA DE UMA VERDADEIRA REVOLUÇÃO. AR CONDICIONADO EM FOZ É MAIS DO QUE NECESSIDADE. POR QUE NOS HORÁRIOS DE MAIOR PROCURA DOS PASSAGEIROS, AS EMPRESAS NÃO COLOCAM 2 OU 3 ÔNIBUS, AO MESMO TEMPO, NA MESMA LINHA, PARA COMPORTAR TODOS. O TRÂNSITO ESTÁ CADA VEZ MAIS COMPLICADO, MUITOS MOTORISTAS AFIRMAM QUE SE TIVESSE UM TRANSPORTE PÚBLICO DE QUALIDADE, USARIAM BEM MENOS SEUS VEÍCULOS.

TUDO EM FOZ SEMPRE FOI UM GRANDE DESAFIO, MAS COM O POVO GUERREIRO QUE TEMOS, TUDO SEMPRE PODE MELHORAR. É PRECISO MAIOR CONSCIÊNCIA POLÍTICA, MAS EM TODAS AS ESFERAS, SEJA MUNICIPAL, ESTADUAL E FEDERAL, QUE A CORRUPÇÃO SEJA PUNIDA COM EXTREMO RIGOR. SE TODOS PUDEREM USUFRUIR DE SEUS DIREITOS E CUMPRIR COM SEUS DEVERES, COM CERTEZA, FOZ DO IGUAÇU-PR E O MUNDO SERÃO LUGARES BEM MELHORES.




POR: GILBERTO DE SOUZA VALADÃO.