Você conhece o CNIexpress? | Informativo Cidade Nova Informa - CNI e Biblioteca Comunitária - CNI - Oficinas CNI

Você conhece o CNIexpress?



A Biblioteca Comunitária - CNI ganhou um grande presente no ano de 2013, o CNIexpress, Sistema Gerencial da Biblioteca, dos estudantes do Curso Técnico Integrado em Informática do IFPR Fabrício, Gustavo, e Lucas, sob a orientação do Prof. Dr. Evandro Cantú. O programa  teve o objetivo da construção do sistema gerenciador para cadastro de livros e usuários.

 cnifoz

O projeto dos alunos sob a orientação do professor teve por objetivos pedagógicos, por um lado, oferecer para a Biblioteca Comunitária CNI um sistema desenvolvido de forma personalizada para o perfil da biblioteca, a qual possui todo o seu acervo de livros recebidos na forma de doação, assim como os equipamentos de informática. Por outro lado, propicia aos alunos do Câmpus Foz do Iguaçu uma aplicação direta dos conhecimentos do curso em uma aplicação significativa, além da oportunidade de troca com a comunidade do Bairro Cidade Nova, vizinha do IFPR.

O Cidade Nova Informa - CNI, surge no dia, 12 de novembro de 2011, pelo fato que o bairro Cidade Nova estava completamente abandonado pelo poder público. Desta forma, os moradores se reuniram no pátio da Capela São Gabriel Arcanjo com a intenção de criar um informativo que fosse o diferencial do bairro Cidade Nova. Desta forma, surgiu o CNI – Cidade Nova Informa - com o slogam “O Povo em Ação” tendo o foco em “levar mais informação para o bairro e ser um veículo de comunicação entre os moradores” sendo que o informativo “trabalhará divulgando eventos, os artistas da comunidade, críticas, opiniões, sugestões, conscientização, classificados”. 

A Biblioteca lançada no dia, 23 de novembro de 2012, sobe a presença ilustre do rapper Gog e do reitor da Unila, da época, Hegio Trindade, além de, muita comida e brincadeiras para a comunidade, grafite com Lalan e os demais grafiteiros, muita musica, dança e etc. A Biblioteca construída pela própria comunidade oferece para comunidade:  um acervo gigante de livros diversificados,  internet para pesquisa, cursos de artesanatos, violão, aulas de português e redação matemática e francês. Além disto, vários projetos também estão sendo desenvolvidos no espaço da biblioteca, como aulas de violão, projetos de extensão com alunos da UNILA e parceria com a Casa de Teatro de Foz do Iguaçu entre outros.